Se sua empresa já possui um canal de denúncias e deseja reportar uma irregularidade, Clique aqui

ISO 37002: conheça a norma do canal de denúncias

As organizações que não possuem estratégias, políticas e processos para inibir, detectar e investigar irregularidades no ambiente de trabalho podem ter prejuízos significativos. Por isso, é imprescindível contar com um canal de denúncias. 

A ferramenta permite que funcionários, fornecedores ou clientes possam informar a empresa sobre fraudes, assédios moral e sexual e demais práticas consideradas quebra do código de ética ou ilegais que estejam ocorrendo, assim como expressar ideias e sugestões de melhoria dos processos internos.

Para auxiliar as empresas com as melhores práticas para implementação e gestão de um canal de denúncia, a ISO 37002 foi elaborada pelo Comitê Técnico da ISO. A norma, prevista para ser publicada ainda em 2021, estabelece diretrizes para um sistema de gestão de denúncias eficaz e seguro por meio de quatro segmentos:

  1. Recebimento de denúncias de irregularidades;
  2. Avaliação de relatos;
  3. Abordagem das denúncias;
  4. Conclusão dos casos de denúncia.

Como todas as normas ISO, a 37002 é aplicável para organizações públicas e privadas, de todos os tamanhos e setores de mercado, e há uma expectativa de que sua adesão seja rápida, uma vez que não existe um protocolo internacional reconhecido para sistemas de gestão de denúncias. 

Além disso, são inúmeras as razões para uma empresa investir em um canal de denúncias, como conformidade com a legislação, melhoria no clima organizacional, redução de perdas financeiras com fraudes e violações, diminuição de casos de abusos de poder e assédios, além de melhora na imagem e reputação da empresa no mercado.

 

A Resguarda conta com especialistas que podem ajudar sua empresa na implementação e gestão do canal de denúncias. Fale com a gente aqui.