O mundo vem se transformando cada vez mais rápido, e nesse cenário de mudanças é natural que novas demandas comportamentais surjam, com as pessoas cada vez mais informadas e conscientes. Nesse sentido, situações e comportamentos antes tidos como brincadeiras no ambiente corporativo, hoje podem caracterizar assédio e até mesmo crime.
A crescente demanda por um maior respeito às diferenças e individualidades, a necessidade de cuidar da saúde mental das pessoas e a busca por medidas mais incisivas no combate à corrupção têm tornado a manutenção da ética e princípios de transparência das companhias assuntos cada vez mais urgentes e prioritários.
As perdas para as empresas que não possuem estratégias, políticas e processos destinados a evitar quebras do código de ética, fraudes e falta de compliance com políticas no ambiente corporativo podem ser irreparáveis, com prejuízos significativos ao negócio. Por isso é preciso contar com ferramentas que auxiliem no controle desses tipos de situações, como a linha de denúncia corporativa.
O que é uma linha de denúncia?
É um canal de comunicação para que qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com empresa possa denunciar situações irregulares, sempre de forma anônima, confidencial e segura.
O canal de denúncias é um dos pilares de um eficiente programa de compliance, seja em organizações públicas ou privadas. A ferramenta permite que funcionários, clientes ou fornecedores possam informar a empresa sobre fraudes, assédios moral e sexual e demais práticas consideradas quebra do código de ética ou ilegais que estejam ocorrendo, assim como expressar ideias e sugestões de melhoria dos processos internos.
As denúncias realizadas nesse canal são encaminhadas e investigadas pela área responsável na organização, para que medidas previstas nas políticas e no código de ética sejam tomadas a fim de resolver as situações denunciadas.
O que pode ser comunicado na linha de denúncia?
Em conjunto com a implementação de uma linha de denúncias é imprescindível fazer a divulgação do canal, mencionando como, quando e o que é passível de denunciar.
Além da campanha inicial de lançamento do canal é importante fazer comunicações periódicas, visando relembrar os funcionários e todas as partes interessadas sobre a existência do canal e como acessá-lo. Veja a seguir algumas situações que podem ser comunicadas:
- Assédio, abuso de poder e discriminação
- Roubo de bens ou de informações
- Acordos suspeitos com fornecedores ou clientes
- Uso inadequado ou irregular de instalações e bens
- Falsificação ou adulteração de documentos
- Falhas de segurança física e digital
- Falhas ou fraquezas em controles internos
- Quaisquer outras violações das boas práticas de trabalho e do adequado clima organizacional.
- Sugestão de melhoria dos processos da organização.
A Resguarda oferece um serviço completo de linha de denúncia, customizável a organizações públicas e privadas de todos os portes e setores de atuação. Quer conhecer os serviços de Linha Ética? Fale com a gente!