Casos de corrupção, assédio, fraude e outras práticas que vão contra as políticas e afetam o andamento dos negócios, a reputação e, sem dúvida, as vendas, ocorrem tanto em grandes quanto em pequenas empresas, são evitáveis com um canal de denúncias.
Para entender como evitá-los, é importante entender o que é o canal de denúncias. Um canal de denúncias é uma ferramenta que permite às empresas cumprir sua política de Compliance, ou seja, ter a possibilidade de deixar as portas abertas para que qualquer prática ilícita seja denunciada.
Existem várias consequências no caso de um canal de reclamações não estar disponível, como as seguintes:
Fraudes financeiras: desvio de dinheiro, superfaturamento, cobrança indevida de comissões.
Assédio sexual: Além de afetar a imagem da empresa, a impossibilidade de denunciar o assédio fará com que ele continue com assediadores que podem trazer ainda mais problemas futuros para a empresa e fará com que as vítimas peçam demissão, aumentando assim a rotatividade de funcionários.
Condutas que fogem ao código de ética da empresa: Maus tratos a funcionários, fornecedores, parceiros e qualquer ato que afete as atividades e o ambiente de trabalho.
Furtos na empresa: Diversas empresas já descobriram o desvio de dinheiro por parte de funcionários, mesmo quando envolveu furto direto de produtos, em menor ou maior escala. Também pode ser denunciado anonimamente e investigado pela empresa prestadora do serviço de Linha Ética.
Denúncia de doenças contagiosas que comprometem os colaboradores: Principalmente em situação de epidemia ou pandemia, existem canais para esse tipo de denúncia. Não avisar que alguém foi afetado compromete a produtividade de toda uma empresa. Portanto, também é motivo para se notificar e, assim, evitar prejuízos.
Desvios ou vazamentos de informações confidenciais: Informações de contato de fornecedores, processos, materiais, assim como a propriedade intelectual, devem ser protegidos na empresa. O canal de denúncias ajudará a evitar a disseminação dessas informações sigilosas, pois, uma vez denunciada por um membro da empresa ou por alguém externo, a investigação prosseguirá para apurar os detalhes do ocorrido, evitar que aconteça novamente e colaborar na elaboração do código de ética da empresa, ou ainda, agregar temas que permitam aos funcionários, fornecedores e gestores conhecer os processos internos bem como garantir seu cumprimento.
Como devo proceder para implementar na minha empresa?
Na Resguarda temos uma equipe que pode lhe ajudar orientando passo a passo para iniciar o canal de denúncias na sua empresa. Não hesite em solicitar aconselhamento e orçamento preenchendo o formulário e a nossa equipa comercial entrará em contacto com voce.